domingo, 15 de março de 2015

Mares em luas geladas de Júpiter e Saturno podem abrigar vida


Duas descobertas anunciadas nesta semana, numa lua de Júpiter e noutra de Saturno, aumentaram as perspectivas da busca por vida extraterrestre no Sistema Solar. Usando o Telescópio Espacial Hubble, alemães conseguiram confirmar que Ganimedes, a maior das luas jovianas, tem um vasto oceano sob sua superfície congelada. Já dados da sonda Cassini, que orbita Saturno desde 2004, trouxeram evidências de que há fontes hidrotermais sob o oceano oculto de Encélado, uma modesta lua de apenas 500 km de diâmetro. A revelação, publicada em estudo na revista "Nature", é importante porque muitos cientistas creem que foi em fossas hidrotermais que a vida surgiu aqui na Terra.

Fonte: http://app.folha.com/#noticia/530408 - Folha de São Paulo Online (mar/2015).


"A descoberta de ambientes similares em Encélado abre perspectivas novas na busca por vida em outras partes do Sistema Solar", afirmou Gabriel Tobie, cientista da Universidade de Nantes, em um artigo-comentário. O achado foi feito ao analisar a composição de partículas de um dos anéis de Saturno, que é composto por material ejetado de fissuras na superfície de Encélado. A presença de pequenos grãos de silicato (rocha) revelou a existência das fontes hidrotermais no leito do oceano. Água em estado líquido é tida pelos cientistas como a condição essencial para a existência de vida, por isso também há empolgação pela descoberta em Ganimedes. Ao medir a interação do campo magnético da lua com o fluxo de partículas do Sol, os cientistas conseguiram inferir a presença de um oceano sob a crosta de gelo. Estima-se que a camada líquida de água salgada em Ganimedes tenha espessura média de 100 km –dez vezes a dos oceanos terrestres.
Já se sabia que outra lua joviana, Europa, também tem oceano subterrâneo. A sonda Galileo já sugeria que era esse o caso em Ganimedes, mas a confirmação só veio agora. 

Extraído de Folha de São Paulo Online - http://app.folha.com/#noticia/530408 - em março de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário