terça-feira, 11 de junho de 2013

Glossário Ambiental (Org. Prof. Delamare de Oliveira Filho)


A seguir o significado e/ou o contexto de alguns termos que você precisa saber, como Agenda 21, Protocolo de Kyoto, Rio-92, Rio+10, entre outros. Boa leitura e bom aprendizado.
                               
RIO+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Deverão participar líderes dos 193 países que fazem parte da ONU. O principal objetivo da Rio+20 é renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra.


AGENDA 21 – conjunto de resoluções tomadas na conferência internacional Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro entre 3 e 4 de junho de 1992. Organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) contou com a participação de 179 países e resultou em medidas para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. Na Agenda 21 cada país definiu as bases para a preservação do meio ambiente em seu território, possibilitando o desenvolvimento sustentável.

BIODIVERSIDADE –A palavrabiodiversidade é um neologismoconstruído a partir das palavrasbiologia (bio=vida) e diversidade (grandevariedade). Elasignifica a diversidade do mundo vivo nanatureza, ouseja a grandequantidade de espéciesemnossoplaneta.O termo em inglês biological diversity (diversidade biológica) foi criado por Thomas Lovejoy no ano de 1980, enquanto o termo biodiversity (biodiversidade) foi inventado por W.G. Rosen em 1985. Desde este momento, o termo e o conceito são muito utilizados entre os biólogos, ambientalistas e ecologistas do mundo todo.

CARTA DA TERRA - A Carta da Terra é conhecida como Declaração do Rio e expõe 27 princípios que não constituem obrigações para os países signatários e pretende ter o mesmo valor da Declaração dos Direitos Humanos. Seu principal ponto é a constatação de que países ricos poluem mais o planeta, e por isso devem ajudar as nações pobres com tecnologias limpas e avanços científicos que as conduzam a um desenvolvimento mais rápido.

CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO – A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia, foi a primeira Conferência global voltada para o meio ambiente, e como tal é considerada um marco histórico político internacional, decisivo para o surgimento de políticas de gerenciamento ambiental, direcionando a atenção das nações para as questões ambientais. Essa nova visão culminou com proposições que demandaram o engajamento comprometido dos Estados, com a cooperação internacional em matéria de meio ambiente, resultando em uma nova ordem incorporada no seio do sistema jurídico nacional dos Estados, gerando verdadeiro Direito Ambiental.

CONFERERÊNCIA DE JOHANNESBURGO – Chamada de Rio+10, foi realizada dez anos depois da ECO – 92, no período de 26 de agosto a 4 de setembro de 2002, em Johannesburgo, na África do Sul. Dessa conferência participaram 189 países. E esta deixou muita gente insatisfeita, pois não estabeleceu metas claras sobre o que precisava ser feito, e, quando isto foi feito, não dava prazos. Foram discutidos 5 tópicos: água, saneamento, energia, saúde, agricultura e biodiversidade.

CONSUMO SUSTENTÁVEL – conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL –Criado a partir do Relatório de Brundtland,é o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

ECOSSISTEMA – Denominação dada a um ambiente, no qual se incluem seus elementos formadores abióticos (ar, água e solo) e bióticos (fauna e flora) e seus constituintes, que têm capacidade de fixar matéria e energia.

GESTÃO AMBIENTAL – sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

HABITAT – Caracteriza um local com suas especificidades ecológicas onde vivem os animais, individualmente ou em comunidade.

PROTOCOLO DE KYOTO – um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Estes, são responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão). No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias.

PROTOCOLO DE MONTREAL – O Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio é um acordo internacional, criado no âmbito da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio de 1985 (onde os países se comprometeram em trocar informações, estudar e proteger a camada de ozônio), ao qual o Brasil aderiu em 1990, por meio do Decreto n.º 99.280 de 06/06/90, comprometendo-se a eliminar o CFC (cloro-flúor-carbono) completamente até 2010. O Protocolo de Montreal é composto por cinco acordos firmados em Montreal, Canadá, em 16 de setembro de 1987. Durante dois anos o protocolo esteve aberto às assinaturas pelos países, recebendo a adesão de 46 governos que se comprometeram em reduzir em 50% a produção e consumo de CFCs até o ano 2000.

RELATÓRIO DE BRUNDTLAND –O Relatório Brundtland, como é conhecido, foi resultado do trabalho de uma comissão, que teve como presidentes GroHarlemBrundtland e MansourKhalid, daí o nome do relatório final. A comissão, composta por ONGs e cientistas do mundo inteiro, foi criada pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas, em 1983. Neste Relatório aparece pela primeira vez o termo “Desenvolvimento Sustentável”.

RIO-92 – A segunda Conferência das Nações Unidas para o meio ambiente, popularmente chamada de ECO – 92, aconteceu no Rio de Janeiro em junho de 1992. Contou com a presença de 178 países, sendo que a maioria deles eram representados por seus chefes de governo. E o objetivo dessa conferência era conciliar o desenvolvimento com a conservação dos ecossistemas.

SUSTENTABILIDADE – termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário