terça-feira, 22 de maio de 2012

Ban Ki-moon pede que Rio+20 seja usada para criação de novo modelo econômico

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro,  seja aproveitada para se criar um novo modelo econômico e incentivar a economia verde como ferramenta para a criação de empregos decentes em todo o mundo. "Acima de tudo, temos que realizar um replanejamento profundo do atual modelo econômico e apostar em novas políticas de economia verde", disse Ban no início de um debate organizado na Assembleia Geral da ONU para discutir a realização da Rio+20.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2012/05/22/ban-ki-moon-pede-que-rio20-seja-usada-para-criacao-de-novo-modelo-economico.htm


Para o principal responsável da ONU, é primordial que na reunião, que será realizada entre 20 e 22 de junho no Rio de Janeiro, seja alcançado um consenso para tornar o desenvolvimento sustentável uma prioridade, o que proporcionará "um futuro de maior prosperidade e crescimento justo num planeta saudável para nós e as próximas gerações". Ban encorajou todos os participantes a "conseguir acordos e impulsionar ações audazes" em diferentes assuntos, como segurança alimentar - é preciso defender o objetivo de "fome zero", disse -, energia limpa, acesso universal à água potável e criação de empregos. "Dentro do contexto de desenvolvimento sustentável, a economia verde deve ajudar a gerar empregos decentes, especialmente para os quase 80 milhões de jovens que ingressam no mercado de trabalho a cada ano", afirmou o secretário-geral. Ban defendeu que para incentivar o mercado de trabalho se deve defender "a importância da educação" e destacou que ela é "o pilar básico de qualquer sociedade", além de ser um ingrediente indispensável para conseguir "avanços sociais e criar emprego". Ban reconheceu que as negociações para a redação do documento que será elaborado na cúpula estão confusas, mas pediu aos participantes um maior compromisso e uma "visão global", e não "o exame microscópico de um texto". "Chegou a hora de uma liderança ambiciosa, de se concentrar no que realmente importa pelo bem do planeta", disse Ban. O subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, também participou da reunião na ONU. "Temos que nos unir para decidir que futuro queremos para os próximos vinte anos", disse em seu discurso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário